No que acreditamos?

O Desenvolvimento Humano é compreendido como tipo de aprendizagem que se inscreve nos processos educativos, sendo construído a partir das interações, inter-relações e confluências de duas instâncias: a Complexidade e a Subjetividade e com elas coabitam as transversalidades oriundas da cultura, da história de vida, da educação, das relações sociais de gênero, raça, etnia, cor, sexualidade e tudo mais que se expressa na relação humana de ser e existir!!!!

Esse entendimento embasa tanto o trabalho que desenvolvemos com empresas e instituições (sendo consideradas por nós como organismos vivos), quanto aquele direcionado às pessoas.

Para entender melhor!!!

A Complexidade – quando falamos de Complexidade, ou que as coisas da vida são complexas, é usual ouvirmos que a Complexidade é sinônimo de complicado, ininteligível, obscuro ou até mesmo, difícil de ser explicado.

Não é isso que o conceito quer dizer!!!

Quando falamos da Complexidade, falamos do caráter multidimensional, recursivo e contraditório com que compõe do Desenvolvimento Humano.

A Complexidade se refere ao desenvolvimento de um pensamento sistêmico e complexo, que integra várias facetas da vida, que rompe com a metáfora cartesiana do universo como máquina absoluta, para compreendê-lo como sistema aberto que mantém uma multiplicidade de relações entre si, nas quais não somente as partes fazem parte do todo, como o todo integra as partes!!!

Ao trabalharmos com o conceito de Complexidade como fator integrante do Desenvolvimento Humano, é necessário que se conceba que as contradições não são excludentes de um processo de aprendizado, tampouco de uma realidade, mas compõe uma outra lógica de entendimento que coexistente dentro do mesmo sistema de relação, ou seja, para compreendermos o Desenvolvimento Humano é necessário considerar os opostos, as divergências, o irracional, os antagonismos como formas presentes e atuantes na análise!!!!

A Subjetividade – Quando mencionamos o termo Subjetividade o mais comum de pensar é que se trata de algo SÓ da pessoa, exclusivo do seu mundo interno, intrapsíquico e que não temos como avaliar, medir, se quer, questionar, pois, afinal de contas, é subjetivo, não é mesmo???

Alto lá, vamos explicar do que se trata!!!

A subjetividade é um sistema configuracional (que agrega aspectos da história de cada um de nós) que possui dois espaços de constituição permanente e interrelacionados: o individual e o social

Subjetividade social: é o resultado de processos de significação e sentido que caracterizam todos os cenários de constituição da vida social, e que delimitam e sustentam os espaços sociais em que vivem os indivíduos.

Subjetividade individual: as formas de uma organização subjetiva da pessoa que apresenta, dentro de uma cultura, uma história única do indivíduo e que é constituída pelas suas relações pessoais, sendo um caminho exclusivo em seu processo de desenvolvimento.

Nessa perspectiva, a aprendizagem ocorre de forma singular, de maneira muita específica, única, particularizada, e nesse processo, conferem um percurso exclusivo, não sendo possível submetê-lo à lógica de causa-consequência e nem caracterizá-lo de forma universal ou linear.

Eu explico: Sou Gaúcho, adora a minha terra, porém, não uso bombacha e não tomo chimarrão!!!

O que isso quer dizer? Quer dizer que ainda que a Subjetividade Social atribua significado e identidade ao gaúcho por meio dos aspetos culturais, como usar bombacha e tomar chimarrão, a minha Subjetividade Individual se expressa por outra via!!!!

No que acreditamos?

  • Acreditamos que o Desenvolvimento Humano integra uma ruptura do passado, com as velhas formas de viver e aprender para se engajar ao novo, oxigenado de ideias e possibilidades!!!!
  • Acreditamos que a Educação e a Aprendizagem não sejam receitas de bolo universais, mas sim, formas singulares que devem se orientar pelas necessidades que converjam às singularidades dos aprendizes, considerando sua realidade de vida e contexto social, raça, gênero, cultura, etnia e demais dimensões humanas!!!!!
  • Acreditamos que o ensinar-aprender com observação passiva das pessoas deva ser alterado para o aprender a construir conhecimentos compartilhados, com participação ativa dos participantes!!!
  • Acreditamos que onde estejam nossas maiores dores e sofrimentos, nesse mesmo lócus estejam nossas maiores aprendizagens!!!!!
  • Acreditamos que a poesia e arte sejam tão importantes quanto saber ler e escrever!!!!
  • Acreditamos que toda mudança seja possível, desde que haja um SENTIDO e um PROPÓSITO!!!
  • Acreditamos, como diria Lulu Santos, que o AMOR cura uma loucura qualquer!!!
  • Acreditamos que quando fazemos aquilo que amamos, fazemos com paixão e excelência!!!
  • Acreditamos no afeto genuíno do abraço, dos encontros, do boteco e do cinema!!!

Você, em que acredita?

 

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